Sanctus: A Última Esperança (2019)

A AVENTURA

Eram tempos sombrios: guerras, fome, epidemias, escravidão, colonização e tirania atingiam diversos povos do mundo.

O antigo Livro da Sabedoria, com sua mensagem de Verdade, Paz, Justiça e Amor estava perdido; suas páginas foram espalhadas pelo mundo e ninguém mais sabia onde encontra-las.

Tareja, uma jovem e corajosa livreira, resolve partir em uma perigosa jornada ao redor do mundo para recuperar as páginas perdidas e devolver a mensagem do Livro da Sabedoria aos povos de todas as terras.

Em sua jornada, Tareja atravessará terras e mares e enfrentará muitos desafios, mas também encontrará muitos amigos que a acompanharão em seus momentos mais difíceis. Além disso, ela contará com a misteriosa força de Sanctus e a orientação do anjo Hau...

Mas nada está decidido! As escolhas de Tareja e seus companheiros definirão o fim da aventura... A jornada terminará com a vitória da Esperança ou do Desespero?




























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VERSÃO PARA PC (DESKTOP OU NOTEBOOK)

Clique no link abaixo, da plataforma Mediafire:

http://www.mediafire.com/file/7uijddxu5tmcf82/Sanctus.exe/file

Uma página semelhante à imagem abaixo abrirá. Clique em "Download", depois clique em "Salvar como" para selecionar a pasta onde você deseja instalar o jogo. Pronto! Para jogar, basta clicar no ícone "Sanctus".

Em alguns computadores o jogo não roda em tela inteira.


Comandos

Setas - Direcionar o líder da equipe.
Shift + setas - Correr.
Espaço - Acionar ou selecionar.
Esc - Menu.
F4 - Tela Inteira

BREVE APRESENTAÇÃO PEDAGÓGICA

"Sanctus: A última esperança" foi desenvolvido entre os anos de 2017 e 2019 - o amplo escopo do projeto fez com que três anos fossem necessários para sua conclusão. A proposta é baseada nos conteúdos curriculares da disciplina História do 7º ano, relacionados à formação do "mundo atlântico" nas Idades Média e Moderna ou, como diria Jacques Legoff, na "Longa Idade Média".

O trabalho envolveu diversas turmas que se empenharam na elaboração de um mundo ficcional com características semelhantes àquelas das sociedades do período estudado. Os estudantes desenvolveram, individualmente ou em grupos, territórios/países, cenários residenciais, rurais, "naturais" e urbanos, criaram personagens com ofícios característicos dos períodos estudados e desenvolveram "missões" relacionadas aos principais problemas sociais das Idades Média e Moderna nos continentes americano, africano e europeu.

É necessário salientar que não se trata de jogo educativo; a proposta se baseia na noção de "aprendizado tangencial", ou seja, espera-se que as temáticas abordadas no jogo despertem o interesse dos usuários e os estimulem a buscar mais informações e aprofundar reflexões por conta própria.

Assim sendo, professores podem usar o jogo como estímulo inicial para o desenvolvimento de pesquisas escolares ou outros trabalhos relacionados às temáticas abordadas no material.



PRINCIPAIS TEMAS ABORDADOS NO JOGO


Fome
Devido ao baixo desenvolvimento tecnológico, a produção de alimentos era precária; boa parte da população não tinha acesso adequado a alimentos. Isso piorava nos anos em que secas, enchentes, nevascas, pragas e outros problemas climáticos provocavam a quebra de safras. Nesses casos, milhões de pessoas podiam morrer de fome.

Epidemias
A população tinha vários problemas de saúde, devido à má-alimentação e carência de vitaminas. Também não havia serviços de saneamento básico, e as condições de higiene eram muito precárias. Além disso, a Medicina tinha poucos recursos, e não existiam vacinas. Assim, havia grandes epidemias que podiam matar milhares ou até milhões de pessoas.

Guerras
Havia muitas guerras entre países, assim como guerras civis (guerras entre pessoas do mesmo país). As guerras provocavam grande devastação e afetavam profundamente a vida das pessoas em diversos aspectos.

Impostos abusivos
Muitos governos cobravam impostos abusivos da população, seja em dinheiro, seja em produtos da terra. Esses impostos deixavam muitas famílias em condições de extrema pobreza. Era comum que acontecessem revoltas e rebeliões locais contra o excesso de impostos.

Intolerância religiosa e perseguições
Era muito comum que houvesse perseguições religiosas e conflitos entre pessoas que seguiam religiões diferentes ou que tinham opiniões diferentes da religião oficial. Esses conflitos muitas vezes levavam a mortes, guerras civis, ou até a guerras entre países que seguiam religiões diferentes.

Colonialismo
Muitos países conquistavam o território de outros povos, passando a dominar a população nativa, que muitas vezes era até escravizada. O Brasil é um exemplo disso: o território dos povos indígenas foi tomado pelos portugueses, que transformaram a terra em uma colônia de Portugal.

Escravidão
Era comum em todos os continentes que populações derrotadas em guerras fossem capturadas e usadas como mão-de-obra-escrava. A escravidão foi um problema particularmente sério na América Colonial, pois milhões de africanos foram vendidos para trabalhar como escravos nas colônias americanas, como o Brasil. Muitos escravos conseguiam fugir e fundavam quilombos onde podiam viver em liberdade, como o quilombo de Palmares.


CRÉDITOS

DEDICADO À MEMÓRIA DA PROF.ª TERESA PARADA

DESENVOLVIDO NA ESCOLA MUNICIPAL QUINTINO BOCAIÚVA PELAS TURMAS 1702, 1703, 1704, 1705 (2017), 1802 E 1803 (2018)

ALUNOS PARTICIPANTES (EM ORDEM ALFABÉTICA)

Alan Diniz
Alexandre de Lima
Alexandre Gama
Alexandre Torres
Amanda Barrozo
Amanda de Lima
Ana Carolina Ferreira
Ana Carolina Matias
Ana Clara dos Santos
Ana Luiza Pacheco
Andrey de Oliveira
Andrey Loiola
Anna Carolyna de Farias
Anne Karolyne Greite
Arthur da Costa
Artur Fontes

Barbara Lemos
Brendo Barreto
Breno Patrocínio
Bruna Miranda
Bruno Marques
Bruno Rabelo
Bruno Tostes

Camilla Martins
Carlos Henrique Ferraz
Carlos Henrique Galvão
Caroline Pereira
Caroliny Morais
Cauã Nascimento
Cleiton Andrade

Daniel Brandão
Davi Gama
Débora Jambeiro
Deyglas Bonfim
Diego Pereira
Dulcélia da Silva

Eryk Ryan de Lima
Eryk Vinicius Aguiar
Ester Rodrigues
Estevão Ferreira
Evelyn Dazilio

Fabienny rodrigues
Fabrício Arruda
Felipe Carvalho
Felipe Lemos
Flavielly Silva

Gabriela Freire
Gabriella Fernandes
Gabrielli Ferreira
Giovanna de Freitas
Giovanni Marcelino
Giulianna de Freitas
Guilherme dos Anjos
Guilherme Dutra
Guilherme Teixeira
Gustavo Areias
Gustavo da Costa

Ícaro Sthel
Ingrid de Barros
Isaque Amorim
Izabel de Almeida
Izabella Casemiro
Izabelly de Oliveira

Jean Lobato
João Matheus dos Anjos
João Victor Ferreira
Jonatha Durães
Juliana Lucas
Jullya Emanuele de Souza

Kaio Sousa
Karina Fernandes
Kassiane Reis
Kauã Henrique Clemente
Kauan Gurgel
Kauane França
Keyla Neves

Laís Barreto
Lauane da Guia
Leonardo Barros
Leonardo Juncken
Leonardo Tarjano
Letícia Dutra
Lohane Gomes
Lorrane Chaves
Luan de Andrade
Luana Sales
Lucas da Silva
Lucas Marques
Lucas Pinheiro
Lucas Quintana
Luiz Eduardo de Souza
Luiz Henrique Jacinto

Manoella Saviti
Marcos Vinicius Sotero
Maria Vitória Eugênio
Marianny Lucas
Matheus Henrique de Oliveira
Matheus Henrique Mesquita
Michel Matheus

Nathalia Barros
Nathan de Araújo
Nathila dos Santos

Pamela Steyka
Patrick da Glória
Patrick Nascimento
Pedro de Labriola
Pedro Henrique Martins
Pedro Henrique Norberto

Rafael Barbosa
Rafael Meira
Rafael Miranda
Raissa Pacheco
Rita de Labriola
Robson Soares

Samantha Macedo
Silvia Ozorio
Stephany Lacerda
Sthefanny Schubert

Tainá Martins

Ulisses Oliveira

Victor Hugo Freitas

Walenssa de Brito
Wallace Nacif
Wellington Laurindo
Wesley Bandeira
Wesley de Barros

Yasmim Freitas
Yuri de Oliveira
Yuri Pereira
Yury Meirelles

DIREÇÃO GERAL
Prof. Luiz Fabiano Tavares

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